direção de fotografia.
--------------------------------------------------------------------------------- 
"Soluços em Português" é um curta metragem que se utiliza da estética do antigo movimento do Cinema Novo, para tecer um pensamento crítico sobre as novas faces de antigos problemas socioculturais brasileiros. O racismo, a eterna luta Curtidas de classe, a violência social e política religiosa persistem.
O tempo passa mas as dores do povo e dos excluídos permanece, assim como também são eternos os pensamentos, criticas e arte da trupe formada por Glauber, Cacá, Jabor e tantos outros que se doaram para usar o cinema como arma. Quando o projetor ilumina a tela ninguém escapa de sua poesia, assim como não podemos escapar dos gritos tristes em cada esquina, do cheiro de cada morte, da tristeza de cada prato vazio ou da culpa de cada gesto de carinho reprimido pelo nosso medo. Estes seres invisíveis são representados por um personagem que se perde no caos da cidade e que sem ter onde se esconder, acaba encontrando em sua arte instintiva uma maneira de lutar.
Diferente do Cinema Novo, hoje quem deve falar sobre isto não são os intelectuais brancos bem formados ou rebeldes sem causa dos anos de ferro. O que pode ferir mais o sistema do que o reflexo de sua mediocridade explicitado por quem tem o triste poder do lugar de fala? "Soluços em Português" é sobre isto e tudo aquilo que não cabe nesta sinopse ou no próprio filme. É o desejo de que a arte seja a arma que faz a guerra e a mudança que só a consciência de classe pode fazer.

Se não aprendermos com a história, como e por que faremos filmes?
--------------------------------------------------------------------------------- 
INFORMAÇÕES GERAIS

PRODUTO FINAL: “Soluços em Português”
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 13 min.
FORMATO: Vídeo digital HD
COR: Preto e Branco
SOM: Stereo
ROTEIRO: Kauan Okuma Bueno
DIREÇÃO: Kauan Okuma Bueno
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Íris Lima e Vitor Martins
ANO: 2022

---------------------------------------------------------------------------------
EM CIRCULAÇÃO DE FESTIVAIS.
voltar ao topo.